terça-feira, 24 de setembro de 2013

Art Julho Mãe Ideal - Mesada ou Semanada?


Mesada ou Semanada?

Quando falamos em dar uma mesada ou semanada aos nossos filhos muitas são as dúvidas que surgem e não é um tema consensual.

No entanto a verdade é que a mesada ou semanada é um importante instrumento para trabalharmos o sentido de responsabilidade, a tomada de decisão, a autonomia com os nossos filhos.

É deveras importante educar os mais novos para o uso consciente e responsável do dinheiro fazendo-os lidar com a realidade de que há coisas baratas e outras caras, coisas necessárias e outras dispensáveis e que o dinheiro não dura para sempre, não é infinito.

Como é do conhecimento geral grande parte da aprendizagem das nossas crianças faz-se por observação e experimentação, ou seja, é muito importante enquanto pais darmos um bom exemplo, nas nossas escolhas diárias mas também é muito importante que eles mexam no dinheiro, que percebam que vão querer fazer várias coisas com o dinheiro que receberam mas que o dinheiro não vai chegar para tudo, vão ter que pensar naquilo que é mais importante para eles, definir prioridades, fazer planos para que o que não conseguem comprar já, e assim a pouco e pouco vão interiorizar que não podemos gastar tudo, não podemos poupar tudo, temos que encontrar um equilíbrio.

Vai tudo correr bem logo no primeiro mês?

Não. Provavelmente vai levar algum tempo até que eles percebam que as escolhas que fizeram não foram as melhores e aí enquanto pais devemos ser firmes, explicando que se escolheram gastar tudo em cromos não vão poder comer gelados, que para a próxima semana/mês deve planear melhor em que vai gastar o dinheiro.

Vão surgir birras e frustrações quando perceberem que gastaram o dinheiro todo e não vão poder continuar a comprar, é aí que entra a firmeza, devemos em conjunto com a criança analisar o que aconteceu e orientá-lo para que na semana/mês seguinte não se repita.

E não se sinta culpada. Afinal de contas nesta fase as birras e frustrações prendem-se com desejos da criança, dado que as suas necessidades básicas estão asseguradas pelos pais.

 

O que devemos ter em atenção?

·      Uma das dúvidas mais frequentes tem a ver com o facto de se devo dar semanada ou mesada.

A verdade é que uma criança de 5 ou 6 anos ainda não tem uma noção temporal muito concreta e tem ainda alguma dificuldade para lidar com prazos.

Assim sendo entre os 5 e os 10 anos devemos optar por dar uma semanada, permitindo desta forma que a criança se vá habituando a fazer a gestão do seu dinheiro pelos 7 dias da semana.

 

À medida que a criança vai crescendo e de acordo com a maturidade de cada um podemos passar por exemplo para uma entrega quinzenal.

Por volta dos 10/12 anos já deve introduzir a mesada para que eles vão trabalhando com um horizonte temporal mais alargado.

 

·      Depois de definir se vai optar por semanada ou mesada, devemos definir em conjunto com a criança quais as despesas que estão incluídas no valor. Por exemplo, para os mais pequenos podemos definir que todos os cromos para a coleção são comprados com a semanada/mesada. Para os mais velhos podemos por exemplo definir que o valor que gastam em telemóvel ou em cinema terá que ser suportado pela mesada.

 

·      Defina em que dia da semana vai ser feito o “pagamento” e cumpra-o. É importante que a criança perceba que os compromissos são para ser respeitados. Se definir que associada à semanada/mesada estão associadas algumas tarefas (fazer a cama, pôr a mesa, etc) deve também exigir que as mesmas sejam cumpridas sob pena de não receberem a semanada/mesada ou pelo menos na sua totalidade.

 

·      Não ceda à tentação de fazer “adiantamentos” de mesada/semanada para que eles percebam que o facto de não terem gerido bem o seu dinheiro tem implicações e que vão ter que deixar de fazer/comprar algo e terão que corrigir no próximo mês/semana para que não volte a acontecer.

 

·      Não se esqueça de valorizar e até recompensar as boas práticas em relação ao dinheiro e se for caso disso dê uma pequena ajuda para  viabilizar os pequenos projetos/sonhos pelos quais a criança se tenha esforçado para realizar.

 

·      Se por vezes o/os seus filhos se queixarem que A ou B tem mais e fazem mais, aproveite esse momento para valorizar o valor deles por serem eles, por fazerem parte da vossa família e lembre-os sempre que valemos mais por aquilo que somos do que por aquilo que temos ou mostramos ter.

 

A verdade é que a tarefa de educar financeiramente não é fácil, sendo muitas vezes mais comodo irmos dando dinheiro aos nossos filhos a pedido sem que haja regras definidas, evitando assim muitas birras e aborrecimentos. Também é verdade que as crianças sabem o poder que têm perante os pais e muitas vezes acabamos por ceder aos pedidos feitos pelas suas carinhas" larocas".

Mas não se esqueça que rapidamente passarão de crianças a jovens e de jovens a adultos. Quanto maiores forem mais difícil vai ser que apreendam estes conceitos.

Se queremos educá-los para serem positivos, empreendedores no sentido de procurarem soluções para serem felizes é fundamental apostar numa relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro não deixe para amanhã, comece hoje pouco a pouco a educar financeiramente o seu filho e a semanada ou a mesada são excelentes instrumentos.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário