sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O filho “gastador” – o dinheiro é um meio para atingir um fim

Não há dois filhos iguais – parte 2
O filho “gastador” – o dinheiro é um meio para atingir um fim
O que procuramos na educação financeira é o equilíbrio assim sendo se temos uma criança que gasta todo o dinheiro temos de arranjar exemplos, situações que o ajude a perceber que precisamos de dinheiro para diversos fins.

Porquê e como?

Muitas vezes estas crianças gastam todo e qualquer dinheiro sem dó nem piedade mas muitas vezes não gastam só em coisas para eles.
Pagam tudo e mais alguma coisa aos amigos, emprestam mas nunca recebem de volta o valor emprestado, perdem porque deixaram aqui ou ali e obviamente também compram para eles.

Nestes casos temos de ensiná-los a valorizar o dinheiro q.b..
Não queremos crianças materialistas mas queremos crianças responsáveis. Temos de lhes explicar que a amizade é um sentimento de partilha. Eu partilho com os meus amigos e os meus amigos partilham comigo.

O que é um empréstimo? Se alguém me pede emprestado dinheiro está a partir de um pressuposto que é, vai devolver-me num determinado prazo. Também este conceito é importante abordarmos com a criança.

Se estivermos perante um jovem adulto (15 a 18 anos) podemos mesmo explicar a dinâmica, emprestar ou não dinheiro a alguém, depende do grau de confiança que eu tenho nessa mesma pessoa, ou seja, podemos iniciar este jovem no conceito de risco.

É importante com as crianças e jovens criar situações em que eles queiram comprar alguma coisa e que por causa do seu comportamento/atitude despreocupado no que diz respeito à gestão do seu dinheiro e ás suas opções, não vão poder ter o que tanto desejam.

Uma especialista em educação financeira do Brasil disse:
“Levem os seus filhos a sentir a “bancarrota” na sua infância de modo a que isso não aconteça na sua vida adulta.”
Dra. Cássia d’Aquino

Na próxima semana quero escrever sobre dar ou não mesada/semanada às crianças e a partir de que idade.

Até para a semana !

Sem comentários:

Enviar um comentário