terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dinheiro é assunto para pais e filhos?

Todos sabemos que as famílias hoje em dia procuram cada vez mais conseguir ter algum tempo de qualidade juntos, há uma crescente preocupação em que o convívio faça parte do dia a dia de pais e filhos.

Tempo esse que é cada vez mais escasso. Todos os membros da família têm os seus compromissos, obrigações e actividades. A cada vez mais exigente atividade profissional dos pais e a carga horária da escola e atividades extra deixa pouco tempo para o convívio em família. 

Mas para esse pouco tempo que sobra todos têm desejos e ideias de como o gostariam de ocupar, seja uma ida ao cinema, um jantar num restaurante, passar um fim de semana fora...

Não nos estamos esquecer de tempo para conversar?

Nomeadamente sobre finanças?

Mas finanças é assunto para conversar em família?

Nos nossos dias este assunto só é abordado com as crianças como desculpa para não podermos fazer isto ou aquilo..., ou então, quando elas começam a perceber um clima de stress, ansiedade e por vezes alguma agressividade entre os pais.

Será de facto o dinheiro o fator limitador dos nossos sonhos?

Ou seremos nós próprios ?

Será que conhecendo a fundo a nossa realidade financeira, organizando-a, fazendo opções conscientes e planeando não vamos conseguir começar a dizer mais vezes sim?

É esta a mensagem que devemos passar aos nossos filhos enquanto educadores, devemos mostrar-lhes que os sonhos são alcançáveis, não hoje , pelo menos grande parte deles, mas desenhando o caminho e seguindo o mesmo até à meta.

Sem comentários:

Enviar um comentário