Mesada ou Semanada?
O dar mesada ou semanada aos filhos está longe de ser um tema consensual...
No entanto não deixa de ser uma importante ferramenta na criação de alguns hábitos inerentes a uma boa educação financeira.
Porquê?
A mesada é o que temos de mais parecido ao salário.É importante que as crianças aprendam a gerir a sua mesada pois naturalmente irão gerir melhor o seu salário.
Vão ter que começar a fazer as suas escolhas, a perceber o carater finito do dinheiro (se gasto numa coisa não vou ter para gastar na próxima).
Pontos importantes a definir :
· Mesada ou semanada?
As crianças têm pouca noção de tempo e dificuldade para lidar com prazos.
Devemos então começar com semanada e ir aumentando o espaço temporal à medida que vão crescendo.
Por volta dos 10/12 anos já deve introduzir a mesada para que eles vão trabalhando com um horizonte temporal mais alargardo sempre tendo em atenção a maturidade da própria criança.
· Uma vez definida a semanada/mesada e os pressupostos para que eles a recebam deve cumprir a sua parte e efetuar o pagamento da mesma no valor e prazo acordado;
Não se esqueça que é fundamental dar o exemplo!
· Não deve fazer “adiantamentos” de mesada/semanada para que eles percebam que o facto de não terem gerido bem o seu dinheiro tem implicações e que vão ter que deixar de fazer/comprar algo e terão que corrigir no próximo mês/semana para que não volte a acontecer.
· Não se esqueça de valorizar e até recompensar as boas práticas em relação ao dinheiro e se for caso disso dê uma pequena ajuda para viabilizar os pequenos projetos/sonhos pelos quais a criança se tenha se esforçado para realizar.
